Nova Data de Realização da 27ª UERJ SEM MUROS

De acordo com a Circular 005/SR-3/2016, comunicamos que a 27ª UERJ SEM MUROS não será mais realizada de 7 a 11 de novembro de 2016. A data foi alterada para o período de 24 a 28 de abril de 2017.

O novo período de inscrições será divulgado posteriormente.

Ata da Congregação FCS realizada em 09/03/2016

Em uma  reunião geral de congregação da comunidade da Faculdade de Comunicação Social, realizada no dia 09/03/16 em duas sessões, uma pela manhã e outra no início da noite, contando com a presença de alguns professores, alunos e funcionários, reunião de conversa e tentativa de esclarecimento de dúvidas em face da atual situação da universidade,  os participantes concluíram ser fundamental que se mantenha a universidade ocupada e mobilizada durante a greve.

Para isso, é necessária a participação, de forma integrada, de todos os agentes impactados pela atual situação da universidade, alunos, professores e técnico-administrativos.

O envolvimento desses grupos é fundamental para que as decisões sobre as atividades durante a paralisação sejam tomadas de maneira democrática e coletiva e para que todos se mantenham informados dos desdobramentos da greve.

Foi comunicada a criação do grupo “Mobiliza Uerj”, no Facebook, por parte dos docentes do departamento de Jornalismo com o intuito de levantar discussões em torno do atual cenário da universidade e também para o compartilhamento de informações. Atendendo a reivindicação de alunos de Relações Públicas, o espaço está aberto a todos os participantes da comunidade da FCS, professores, alunos das duas habilitações e técnico-administrativos  interessados em participar de atividades comuns.

Foi sugerida, ainda, pelos presentes a criação de grupos de atividades de engajamento, pelo corpo discente, visando a divulgação de fatos e assuntos relacionados à greve, por meio de redes sociais, e a cobertura dos acontecimentos em diferentes plataformas. Tais atividades poderiam ser orientadas por professores interessados, que dariam o suporte necessário para que essas ações fossem desenvolvidas da forma mais profissional e eficaz. Convocamos, assim, todos os interessados a se envolverem nessas atividades e ações, dentro das possibilidades de cada um, para agir no sentido de mantermos, em nosso estado e país, uma educação digna e eficiente.

Os interessados podem enviar e-mail para cacosuerj@gmail.com e participar do grupo Mobiliza UERJ (https://www.facebook.com/groups/1579762305682140/?fref=ts).

Uma reunião será marcada em breve para que possamos começar a elaborar o planejamento da mobilização.

Conheça os projetos do Laboratório de Editoração Eletrônica (LED)

www.leduerj.com.br

NÃO ao desrespeito e à discriminação na FCS

Preconceito e intolerância não podem fazer parte de um ambiente que se orgulha de ser plural. Por isso mesmo, a Faculdade de Comunicação Social vem a público repudiar toda e qualquer forma de agressão verbal, física ou moral, de forma clara ou velada, da parte de seus estudantes, professores e servidores técnico-administrativos e externar seu apoio às lutas pelo respeito às diferenças.

Cacos organiza debate sobre jornalismo independente e lança nova edição da Revista SubVersões

Na próxima quinta-feira, dia primeiro de outubro, será o lançamento da nova edição da Revista SubVersões, projeto colaborativo, experimental e independente de estudantes de Comunicação da UERJ.

Nessa oportunidade haverá o debate “Jornalismo independente: novos tempos pedem reinvenção!” na RAV 102 às 19h até às 21h.

 

> > > > Quem são os debatedores :
- Marina Amaral, diretora de redação da Agência Pública de Jornalismo Investigativo (SP)
- André Borba: estudante (UFF) e colaborador do jornal-laboratório O Casarão
- Thaís Cavalcante: comunicadora popular do Jornal O Cidadão da Maré
- João Brizzi: estudante (ECO/UFRJ) e criador da Revista Poleiro

> > > > E mais: o evento também marca o lançamento e distribuição da nova edição da Revista SubVersões, projeto colaborativo, experimental e independente de estudantes de Comunicação da UERJ. Confira os destaques:
- Resistência: quilombos urbanos preservam legado cultural.
- Ser mulher e ser negra: cabelo bom é cabelo livre!
- Quebrando o tabu: precisamos falar sobre suicídio
- E mais: ensaio fotográfico + imigração chinesa + remoções + chorume na internet + gonzo…