Atividade Letiva Emergencial – O que é? Por que agora?

Você pergunta e a gente responde.

O Centro de Educação e Humanidades (CEH) e suas Unidades Acadêmicas ouviram as dúvidas de alunas e alunos e prepararam um material para permitir uma apropriação coletiva da minuta de Deliberação que será discutida no CSEPE.

Atividade Letiva Emergencial – O que é? Por que agora?

O material é interativo e foi configurado com metadados e tags a fim de que a maioria dos leitores de texto possam reconhecer a ordem do texto organizadamente e ler as informações no idioma correto (Português do Brasil), possibilitando a acessibilidade.

Conselho de Diretores do CEH

  Baixe aqui o material completo 

 

Novo site do DJR está no ar

O novo site do Departamento de Jornalismo (DJR) da Faculdade de Comunicação Social (FCS) foi lançado na última quinta-feira (02/07). A página (http://www.jornalismofcs.uerj.br) é o resultado de mais de dois anos de trabalho que envolveu professores, alunos e servidores da faculdade na empreitada.

Em 2018, a professora Patrícia Miranda deu o pontapé inicial durante a disciplina “Design de Site”. Naquele momento, o chefe do Departamento de Jornalismo, Afonso Henriques, buscava um canal com mais autonomia para interagir e dialogar com o alunato que não se limitasse à fanpage criada por alunos da FCS, que se tornou importante como espaço de disseminação de notícias, mas nada institucional. “Propus aos estudantes que apresentassem sugestões sobre o layout e a funcionalidade da página, bem como sobre conteúdos que deviam estar ali, dando continuidade à identidade visual do site oficial da FCS. As cores foram mantidas, por exemplo”, afirma Patrícia, ressaltando que o público-alvo foi ampliado para também alcançar os futuros alunos. “É fundamental difundir o curso, como funciona, quais são os  debates do campo, de modo que possa servir como vitrine e porta de entrada para os interessados”.

O projeto foi encaminhado para o professor Nemézio Amaral e o servidor Adriano Lopes, designer de formação, que lideraram a iniciativa partir de então. Nemézio destaca que o lançamento, em tempos de pandemia, tem ainda mais importância. “A demanda por um veículo oficial, organizado e formal, contrário ao que acontece nas redes sociais, é antiga. Colocamos no ar em plena pandemia um canal de comunicação que a comunidade da faculdade pode se apropriar com segurança e confiança. A intenção é unir, inclusive, todos os segmentos da FCS e mostrar que a faculdade não é só aula, mas também pesquisa, produção e extensão que geram retorno social. A página do DJR é propriedade da comunidade acadêmica, um ponto de encontro que serve como organização do fluxo de informação”, afirma Nemézio.

Para acessar o novo site do DJR, o link original é www.jornalismofcs.uerj.br. Ou através do site oficial da FCS, onde haverá link direcionando. Patrícia Miranda, atual diretora da FCS, reforça a importância da iniciativa nesse momento. “Estamos num período em que a interação física e presencial tem de ser evitada. Com o isolamento, a própria Uerj está recomendando que o diálogo seja ampliado, que a comunicação seja incrementada. Então, a ideia é que a iniciativa possa unir e integrar, aproximando alunos, professores, servidores e futuros alunos do Departamento de Jornalismo”, destaca. “Toda a faculdade se beneficia de mecanismos de comunicação mais funcionais e confiáveis, sobretudo com a chancela institucional”.


“Na condição de professora que, junto com os alunos, conduziu os primeiros esboços do site a partir de uma demanda necessária apontada pelo chefe do DJR e demais professores, e na condição de diretora, preocupada com a integração da comunidade da FCS, vejo com muita satisfação e orgulho o novo site. Vai ser uma ferramenta essencial para mobilizar a todos: falando para alunos novos e veteranos sobre procedimentos administrativos e acadêmicos; informando os calouros – ainda mais nesse momento em que eles sequer iniciaram os cursos por causa da suspensão das atividades presenciais –; atraindo estudantes de fora interessados no curso de jornalismo; e ainda permitindo a interlocução dos professores da FCS, que participaram do projeto com sugestões e têm agora mais um espaço para debates, recomendação de leitura e publicação de artigos.

Enfim, é uma plataforma colaborativa voltada tanto para a dimensão acadêmica quanto profissional”, conclui Patrícia.

Vice-diretor da FCS assume cargo na nova diretoria executiva da Abrapcorp

O vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social (FCS), professor Ricardo Ferreira Freitas, assumiu no sábado (16/05/2020), em cerimônia virtual, a vice-presidência da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp). A presidência será da professora Fábia Pereira Lima (UFMG) em mandato que vai até 2022.

Formado em Relações Públicas, o professor Ricardo Ferreira Freitas destaca ser a primeira vez que um docente de universidade do Rio de Janeiro compõe o mandato presidencial da entidade. Ele considera auspiciosa a nova gestão, porque tanto o curso de RP da UERJ quanto o da UFMG são pulsantes, além de levarem expertise teórica e prática de primeiro nível para a Abrapcorp. “No caso do Rio de Janeiro, a área de RP foi sendo abafada com os anos. A nova direção resgata a representatividade do estado, revitalizando nossa referência e identidade no campo das Relações Públicas”, observa.

Entre os planos para o mandato, estão a manutenção do Congresso anual e a transformação de todas as publicações da Abrapcorp para o ambiente online, com acesso gratuito, de modo a popularizar a produção de conhecimento do campo. A mudança, sublinha, também tem como virtude possibilitar que a bibliografia seja diversificada. “Mantemos a bibliografia essencial e tradicional ao mesmo tempo em que expandimos as obras, ampliando as reflexões e temáticas, e disponibilizamos títulos importantes e bacanas que precisam ser disseminados”, conclui, completando que é uma forma de aproveitar a tendência contemporânea de leitura digital.

Comunicado: canal especial de comunicação

Queridas alunas e queridos alunos,

Esperamos que todas e todos estejam bem.

Nesse início tumultuado de gestão, em que a direção da FCS, como de resto toda a Universidade, foi levada subitamente a contingenciar os impactos da pandemia do coronavírus, estamos assoberbados de trabalho para garantir o andamento possível de processos essenciais à vida acadêmica e administrativa de nossa comunidade da FCS.

Mas não é porque as aulas e as atividades administrativas não essenciais foram suspensas que ficaremos afastados de vocês.

Gostaríamos de acompanhá-los nesse momento crítico, especialmente se adoecerem.

Nesse sentido, estamos abrindo um canal especial de comunicação com vocês para a notificação (opcional, é claro!) de casos confirmados de COVID-19. Criamos um e-mail só para isso: direcaofcs.notificacao@gmail.com. E acompanharemos tudo do jeito que for possível.

Pedimos que, no corpo do e-mail, não deixem de informar os seguintes dados:

1. Nome completo:

2. Matrícula:

3. Curso:

4. E-mail:

5. Celular:

6. Cidade e bairro em que reside:

7. Está em isolamento residencial ou internado/a?

a. Caso esteja internado/a, por favor, diga-nos em qual hospital:

b. Nome e telefone de uma pessoa que possamos contactar:

Apesar da distância imposta pelo isolamento social, não estamos sozinhos.

Atenciosamente,

Direção da FCS

  Clique para acessar o comunicado oficial

Comunicado da Direção da FCS

Seguindo determinação do Governo do Estado e em conformidade com recomendação da Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj, o Reitor Ricardo Lodi decide suspender por 15 dias, a partir de 16 de março de 2020, todas as modalidades de aulas e demais atividades acadêmicas. Isso inclui a graduação, a pós-graduação e a especialização. (Fonte: https://www.uerj.br/noticia/10477/)

Além disso, embora as atividades administrativas estejam mantidas por ora, fica a cargo das unidades acadêmicas poupar “os profissionais pertencentes aos atuais grupos de risco: idosos maiores de 60 anos, imunossuprimidos, gestantes, nutrizes e portadores de doenças crônicas descompensadas”. Tais providências visam a cumprir determinação de que “o servidor público deverá exercer suas funções laborais, preferencialmente, fora das instalações físicas do órgão de lotação”. Desse modo, na FCS, funcionamento das secretarias de graduação, da direção e da pós ficará a cargo de dois funcionários na segunda e na terça para despachar providências essenciais. A escolha desses funcionários ficará a cargo dos chefes de secretaria.

No Fórum de Diretores convocado pela Reitoria, realizado na manhã desta sexta-feira, foram comunicadas algumas medidas preventivas de contingenciamento da Covid-19 com o objetivo não só de conter a velocidade de propagação do coronavírus no Estado, como também de não sobrecarregar o SUS.

Segundo o Reitor, todas as atividades extracurriculares estão suspensas. Com isso, os eventos acadêmicos, científicos, administrativos, culturais e artísticos ─ tais como shows, exposições, aulas inaugurais, solenidades de posse, formaturas e homenagens ─ deverão ser cancelados ou adiados. As bancas de defesa já agendadas, com convidados definidos e com passagens compradas podem ser mantidas, desde que sem a presença de público. Isso vale para a graduação (alunos em Código 7) e para os programas de pós-graduação. As bancas futuras deverão ser realizadas por Skype. A propósito das atividades extracurriculares, sugerimos que os laboratórios suspendam suas atividades presenciais e passem a conduzi-las à distância, de modo a contribuir para a redução do fluxo de pessoas no transporte público, elevadores, e em espaços fechados.

Outro ponto de destaque diz respeito a servidores em viagem, a professores, funcionários técnico-administrativos e alunos que tiveram contato com casos confirmados da Covid-19, ou que são prováveis contaminados ou suspeitos de contaminação: as viagens não essenciais devem ser canceladasos servidores e alunos assintomáticos que estiverem regressando ao país devem cumprir quarentena de sete dias; e os sintomáticos, quarentena de 14 dias.

Ainda não sabemos como fica o calendário acadêmico e como será o andamento do semestre letivo. Solicitamos a todas e todos que acompanhem de perto, no site da UERJ, os comunicados a respeito dos impactos da pandemia em nossa comunidade, já que se trata do contingenciamento de um caso excepcional e com uma dinâmica imprevisível.

Atenciosamente,

Patrícia Miranda

Diretora | Faculdade de Comunicação Social | FCS

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | UERJ

Rua São Francisco Xavier, nº 524, Sala 10.129, 10º andar, Bloco F

Maracanã, Rio de Janeiro, RJ – CEP 20.550-900