Projeto Palco das Escolas apresenta “Orquestra Sinfônica do Projeto Som+Eu”

No dia 22 de outubro, às 15h, no Teatro Odylo Costa, filho será realizada uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Projeto Som+Eu. A proposta é levar cultura e entretenimento ao público presente a partir da escolha de um repertório vibrante de compositores consagrados.

A apresentação é promovida pelo Projeto Palco das Escolas da Divisão de Teatro da UERJ, que possibilita a socialização da arte por meio de espetáculos de dança, música e peças teatrais. Além disso, o projeto tem como objetivo promover a formação da plateia no campo das artes.

Iniciado em 2011, no Morro da Providência, o projeto social Som+Eu leva educação musical para crianças, adolescentes e jovens do Rio de Janeiro. O projeto tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários a partir de atividades que promovem o desenvolvimento artístico e cultural. A Orquestra SInfônica, formada por alunos e integrantes dos instrumentos de corda, sopro e percussão, é um dos oito grupos artísticos existentes do projeto.

A Orquestra Sinfônica do Projeto Som+Eu fará uma apresentação com uma hora de duração. Será uma excelente oportunidade para prestigiar a música tocada por crianças e jovens do Rio de Janeiro!

Para a reserva de grupos, escolas e projetos sociais, favor enviar e-mail para divteatro.uerj@gmail.com e informar: nome da instituição, quantidade de participantes, nome e contato do responsável.

O evento, com entrada franca, é uma realização da Divisão de Teatro/ DECULT/ Sub-Reitoria de Extensão e Cultura/ UERJ.

O Teatro Odylo Costa, filho localiza-se no Campus Maracanã da UERJ: Rua São Francisco Xavier, 524 (Metrô e SuperVia estação Maracanã).

Importante: serão emitidos comprovantes de participação em atividades complementares/acadêmico-científico-culturais.

Últimos dias da exposição “Pixinguinha – Naquele tempo, hoje e sempre”

Até domingo, dia 20 de outubro, o Instituto Moreira Salles (IMS) recebe visitantes para a exposição “Pixinguinha – Naquele tempo, hoje e sempre” que faz homenagem ao compositor, instrumentista, arranjador e maestro. Inaugurada no Dia Nacional do Choro, 23 de abril, a mostra conta com partituras, discos e objetos pessoais, inclusive uma flauta que pertenceu ao compositor.

 

O conjunto integra o acervo do músico, sob a guarda do IMS desde o ano 2000. A seleção ainda apresenta dez retratos feitos por David Drew Zingg, Maureen Bisilliat e Walter Firmo, autor da imagem acima, cujas coleções também estão no Instituto. A curadoria é de Luiz Fernando Vianna, coordenador da Rádio Batuta, a rádio de internet do IMS.

 

A exposição tem entrada gratuita e o horário de funcionamento é das 11h às 20h, de terças a domingos e feriados (exceto segundas).

 

O Instituto Moreira Salles localiza-se à Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea – Rio de Janeiro/RJ.

 

https://ims.com.br/exposicao/pixinguinha-naquele-tempo-hoje-e-sempre-ims-rio/?utm_source=Novo+mailing&utm_campaign=752dca148c-EMAIL_CAMPAIGN_2018_08_14_06_16_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_49ed65a6ea-752dca148c-147741549

A FLUP 2019 acontecerá até o dia 20 de outubro

Hoje se iniciou a 8º edição da FLUP (Festa Literária das Periferias). Este ano, a festa homenageia o autor pernambucano Solano Trindade, primeiro poeta e ativista negro do Brasil e um dos criadores do teatro negro no Brasil.

O evento, com uma programação bem diversificada, ocorrerá no Museu de Arte do Rio (MAR) até o dia 20 de outubro.

A entrada é gratuita, não perca!

Confira a programação no link: https://www.facebook.com/events/2907954779276365/ 

“Colóquio Política e Performatividade das Imagens” será realizado na UERJ

Entre os dias 22 e 24 de outubro ocorrerá, na Faculdade de Comunicação Social da Uerj, o evento “Colóquio Política e Performatividade das Imagens”, organizado pelo grupo de pesquisa TRAMA, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj (PPGCom-Uerj).

A noção de que as imagens fixas e em movimento agem mediando relações sociais, sensibilidades e nossas percepções do mundo e do outro será discutida por pesquisadores e artistas de diversas partes do país, em mesas de debates, rodas de conversa, mini-cursos e oficinas. Após a conferência de abertura, haverá uma performance e a inauguração de uma mostra com fotografias, vídeos e instalações de alguns dos artistas que participam do colóquio e que poderá ser visitada até o final de novembro no Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação.

O evento é gratuito!

O auditório do PPGCom-Uerj localiza-se no Campus Maracanã da Uerj:  Rua São Francisco Xavier, 524 – Pavilhão João Lyra Filho, 10º andar, bloco A, sala 10.121.

Confira abaixo a programação do colóquio:

22/10 - Abertura
18h – Auditório do PPGCOM – Sala 10.121, Bloco A, 10 andar.
Prof. Jean Caune (Université de Grenoble) – A imagem: entre efeitos do desejo e da adesão.
19h – Abertura de Exposição (LabFoto FCS/Uerj) – Sala 10.018, Bloco F, 10º andar.

23/10 – Auditório do PPGCOM
Manhã – 9h30 às 12h30
Mesa 1 – O que podem as imagens?
- Denise Carmargo (UnB) – Quando gesto e palavra atravessam uma pele: pistas para a narrativa de uma experiência
- Fernando Resende (UFF) – Corpo e poder na imagem: quando o que queima foi e ainda é
- Osmar Gonçalves (UFC) – O que pode a fotografia hoje? Notas sobre a experimentação e o lúdico nas obras de Rosângela Rennó e Alexandre Sequeira
Mediação: Fernando Gonçalves (Uerj)

Tarde – 14h30 às 17h30

Roda de conversa com artistas – Identidade, território e r/existência – Mariana Maia (RJ), Marcela Bonfim (RO), Edu Monteiro (RJ), Joelington Rios (MA).

24/10 – Auditório do PPGCOM
Manhã – 9h30 às 12h30
Mesa 2 – Imagens de identificação: estéticas e políticas do reconhecimento
- Anita Leandro (UFRJ) – Fotografia policial: campo e extracampo
- Teresa Bastos (UFRJ) – A fotografia como controle: entre a imagem acusadora e a cena do crime
- Rosana Paulino (artista visitante (Art/Uerj)
Mediação: Leandro Pimentel (Uerj)
Tarde – 14h às 17h30
- Mini-cursos – 14h às 15h30
– A fotografia como estratégia metodológica em pesquisas participativas
Daniel Meirinho (UFRN/Posdoc PPGCOM-Uerj)
- Panorama histórico das fotógrafas brasileiras.
Maria Thereza Soares (Doutoranda PPGCOM-Uerj)
- Oficina – 16h às 17h
– A co-autoria como ampliação das possibilidades estéticas na relação entre fotógrafo e modelo no retrato – Síndia Bugiarda (Doutoranda PPGCOM-Uerj)

17h30 – Encerramento

Se você é apaixonado por cerveja, não pode perder o evento “Oktoberfest Downtown”!

Começa hoje a 5° edição do maior festival cervejeiro da Barra da Tijuca, o “OKTOBERFEST Downtown”.

O evento, que acontece de quinta a domingo, será realizado até o dia 20 de outubro, sempre a partir do meio-dia.  Os interessados encontrarão centenas de rótulos de cervejas artesanais, gastronomia variada, DJs, shows ao vivos, música e dança típica, cenografia especial e, é claro, muita animação!

O festival cervejeiro tem entrada franca e acontecerá na Praça Central do Shopping Downtown, localizado na Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca.

Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.sympla.com.br/oktoberfest-downtown__656363