Novo site do DJR está no ar

O novo site do Departamento de Jornalismo (DJR) da Faculdade de Comunicação Social (FCS) foi lançado na última quinta-feira (02/07). A página (http://www.jornalismofcs.uerj.br) é o resultado de mais de dois anos de trabalho que envolveu professores, alunos e servidores da faculdade na empreitada.

Em 2018, a professora Patrícia Miranda deu o pontapé inicial durante a disciplina “Design de Site”. Naquele momento, o chefe do Departamento de Jornalismo, Afonso Henriques, buscava um canal com mais autonomia para interagir e dialogar com o alunato que não se limitasse à fanpage criada por alunos da FCS, que se tornou importante como espaço de disseminação de notícias, mas nada institucional. “Propus aos estudantes que apresentassem sugestões sobre o layout e a funcionalidade da página, bem como sobre conteúdos que deviam estar ali, dando continuidade à identidade visual do site oficial da FCS. As cores foram mantidas, por exemplo”, afirma Patrícia, ressaltando que o público-alvo foi ampliado para também alcançar os futuros alunos. “É fundamental difundir o curso, como funciona, quais são os  debates do campo, de modo que possa servir como vitrine e porta de entrada para os interessados”.

O projeto foi encaminhado para o professor Nemézio Amaral e o servidor Adriano Lopes, designer de formação, que lideraram a iniciativa partir de então. Nemézio destaca que o lançamento, em tempos de pandemia, tem ainda mais importância. “A demanda por um veículo oficial, organizado e formal, contrário ao que acontece nas redes sociais, é antiga. Colocamos no ar em plena pandemia um canal de comunicação que a comunidade da faculdade pode se apropriar com segurança e confiança. A intenção é unir, inclusive, todos os segmentos da FCS e mostrar que a faculdade não é só aula, mas também pesquisa, produção e extensão que geram retorno social. A página do DJR é propriedade da comunidade acadêmica, um ponto de encontro que serve como organização do fluxo de informação”, afirma Nemézio.

Para acessar o novo site do DJR, o link original é www.jornalismofcs.uerj.br. Ou através do site oficial da FCS, onde haverá link direcionando. Patrícia Miranda, atual diretora da FCS, reforça a importância da iniciativa nesse momento. “Estamos num período em que a interação física e presencial tem de ser evitada. Com o isolamento, a própria Uerj está recomendando que o diálogo seja ampliado, que a comunicação seja incrementada. Então, a ideia é que a iniciativa possa unir e integrar, aproximando alunos, professores, servidores e futuros alunos do Departamento de Jornalismo”, destaca. “Toda a faculdade se beneficia de mecanismos de comunicação mais funcionais e confiáveis, sobretudo com a chancela institucional”.

“Na condição de professora que, junto com os alunos, conduziu os primeiros esboços do site a partir de uma demanda necessária apontada pelo chefe do DJR e demais professores, e na condição de diretora, preocupada com a integração da comunidade da FCS, vejo com muita satisfação e orgulho o novo site. Vai ser uma ferramenta essencial para mobilizar a todos: falando para alunos novos e veteranos sobre procedimentos administrativos e acadêmicos; informando os calouros – ainda mais nesse momento em que eles sequer iniciaram os cursos por causa da suspensão das atividades presenciais –; atraindo estudantes de fora interessados no curso de jornalismo; e ainda permitindo a interlocução dos professores da FCS, que participaram do projeto com sugestões e têm agora mais um espaço para debates, recomendação de leitura e publicação de artigos.

Enfim, é uma plataforma colaborativa voltada tanto para a dimensão acadêmica quanto profissional”, conclui Patrícia.