Graduação

Apresentação

A habilitação em Jornalismo foi implantada na Faculdade de Comunicação Social (FCS) da Uerj em 1986, mesmo ano da criação oficial da FCS. Na UERJ, é atualmente a 3ª carreira mais procurada no vestibular, com o índice 18 candidatos por vaga.

A grande procura pelo curso reflete a combinação de uma característica da sociedade atual e da profissão. Atualmente a busca por informações precisas aumenta a cada dia, e o jornalista é o profissional habilitado para colher, apurar e tratar a informação transformando-a em um produto final capaz de responder as principais indagações a respeito de um fato: o que aconteceu, quem o fez, onde, quando, de que forma e por quê. Esse produto é a notícia.

Estrutura do curso

O curso tem duração média de oito semestres letivos e máxima de 14. A grade curricular, reformada em 2003, é composta por 154 créditos, que equivalem a 2.625 horas/aula. O curso prevê também a realização de no mínimo 240h de atividades complementares que vão de participação em eventos, vídeos, programas radiofônicos, cursos, bolsas, intercâmbios e produção de peças de comunicação em geral.

O aluno de Jornalismo freqüenta disciplinas teóricas e práticas que desenvolvem a reflexão crítica, incentivam a prática de pesquisas e habilitam o aluno no uso de diversos instrumentos de comunicação.

Além das atividades curriculares, o aluno participa de projetos experimentais, de extensão e de pesquisa que permitem vivenciar a realidade profissional e acadêmica.